Home Pesquisa

Pesquisa

MATEQUERO

Inovar com responsabilidade faz bem para a saúde, e assim foram criados os chás MATEQUERO: chás feitos com mate verde, frutas e especiarias que retratam um pouco das cinco regiões do Brasil. Cada blend foi desenvolvido pensando nas propriedades benéficas do mate, além de destacar os aspectos salutares dos demais componentes presentes que atendem aos paladares específicos de cada um. Como veremos mais adiante, cada MATEQUERO possui uma formulação com características diferenciadas e apoiado em tecnologia e em estudos realizados na Universidade de Passo Fundo, através dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Farmácia.


O MATE

O mate contém em sua composição elementos bioativos como ácidos fenólicos, que possuem propriedades antioxidantes, metilxantinas, saponinas, minerais e vitaminas; e estudos sugerem que a o mate possui fins terapêuticos atuando em doenças reumáticas, constipação, fadiga, doenças cardiovasculares, sendo também estimulante e ainda auxiliando na redução da obesidade, diminuição da retenção de líquidos, agindo no equilíbrio de desordens hepáticas e má digestão. Essa planta está inserida em importantes farmacopeias, como a British Herbal Pharmacopoeia.


COMPOSIÇÃO DOS BLENDS

Numa infusão de cores, sabores e aromas inebriantes foram criados os blends Matequero linha Infusão Brasileira, onde o mate se relaciona com diversos ingredientes do Brasil

No blend da região sul, o mate comunica-se com a maçã fruto que está associado à redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas, a uva passa que tem ação antimicrobiana e a canela que é um agente antibacteriano e melhora a circulação sanguínea geral, especialmente na parte inferior do corpo. No blend da região sudeste o mate se entrecruza com a cafeína, componente que atua como estimulante mental e psicomotor, o cranberry que está relacionado com a de prevenção de infecções do trato urinário e o alcaçuz que é considerado um agente anti-leveduriforme e protetor da mucosa gástrica.

No blend da região norte o mate interage com a laranja que é considerada antiviral e anti-inflamatória, a pimenta-rosa que tem ação adstringente, tônica, estimulante e atuando na prevenção da gastrite, e o funcho que possui propriedades antifúngicas e antibacterianas. No blend da região nordeste o mate se une ao cacau, ambos estimulantes, ao coco que é citoprotetor e anti-hiperglicêmico e o anis estrelado que auxilia nos distúrbios do sono. E no blend da região centro-oeste o mate se encontra com o buriti que possui efeitos prebióticos, ou seja, estimula o crescimento de bactérias benéficas no trato intestinal, o abacaxi que que ajuda no controle da diabetes e colesterol, e o gengibre que possui ação antienvelhecimento e ação termogênica.

SUBSTÂNCIAS ANALISADAS NOS BLENDS MATEQUERO:

  • Antioxidantes: agem diretamente na manutenção das defesas do organismo, neutralizando a ação dos radicais livres, que estão associados a diversas doenças como câncer e doenças cardiovasculares,
  • Cafeína: estimulante, aumenta a atenção, concentração e memória, melhora o estado de vigília, diminui a sonolência, traz o alívio da fadiga, podendo ser utilizada como um recurso ergogênico, ajudando na capacidade de melhora no desempenho de uma ação,
  • Teobromina: possui ação broncodilatadora e vasodilatadora, contribuindo para o tratamento de asma e de doenças cardiovasculares, além de acelerar o metabolismo corporal, opção segura no combate do excesso de peso, agindo diretamente nos mecanismos de termogênese, aumentando a saciedade (retarda o esvaziamento gástrico), otimizando o gasto calórico,
  • Ácido clorogênico: reduz a oxidação do colesterol, reduz a pressão arterial e atua no metabolismo da glicose, melhorando a resposta à insulina. Apresenta efeitos:antidiabéticos, anticancerígenos, anti-inflamatórios e anti-obesidade.
  • Ácido ferúlico: antioxidante que auxilia a prevenir o envelhecimento precoce, sendo atualmente muito utilizado em produtos destinados aos cuidados da pele em associação à vitamina C e vitamina E, impedindo a oxidação dessas vitaminas,
  • Polifenóis totais: é um grupo de substâncias encontradas na Ilex paraguariensis ou mate, tais como flavonoides, taninos, entre outras, classificadas como antioxidantes naturais e que possuem propriedades terapêuticas, ressaltando a importante ação como inibidor de radicais livres, protegendo as células do corpo contra o estresse oxidativo e atividade hipolipemiantes, ajudando no controle dos níveis de colesterol, bem como, atuando em doenças cardiovasculares e câncer.

RESULTADOS DOS BLENDS:

Todas as amostras apresentaram cafeína, teobromina, e ácido clorogênico, bem como, altos níveis de polifenóis, que estão diretamente relacionadas ao mate. A atividade antioxidante foi marcante em todos os blends. O ácido ferúlico também esteve presente em alguns blends. Entretanto, as quantidades desses compostos variaram entre os blends, devido a presença das outras plantas e frutas.

  • MATEQUERO região Sul:

Forte presença da teobromina, ácido ferúlico, seguida de cafeína, presença de polifenóis totais, ácido clorogênico, e atividade antioxidante.

  • MATEQUERO região Sudeste:

Blend com a presença ativa da cafeína com potencialização da atividade antioxidante, presença de polifenóis totais, ácido clorogênico, ácido ferúlico e teobromina.

  • MATEQUERO região Norte:

Leve presença da cafeína, destaque para a teobromina e ácido ferúlico, presença de atividade antioxidante, polifenóis totais e ácido clorogênico. 

  • MATEQUERO região Nordeste:

Presença marcante de ácido clorogênico seguido de ácido ferúlico, cafeína, polifenóis totais, teobromina e atividade antioxidante.

  • MATEQUERO região Centro-Oeste:

Segundo blend com maior atividade antioxidante (atrás do blend da região sudeste), presença de polifenóis totais, ácido clorogènico, teobromina e cafeína.

MATEQUERO traduz a diversificação do cultivo e do consumo do CHÁ mate verde, aliando pesquisa, sustentabilidade e saúde. MATEQUERO é a bebida saudável perfeita para seu dia-a-dia!