Home Quem Somos

Quem Somos


Somos a INOVAMATE, empresa focada em oferecer um estilo de vida saudável através de produtos naturais oriundos da erva-mate, planta rica em compostos químicos com alto valor nutricional.


Se nos permite, seremos o mais informal possível nesta narrativa pois acreditamos que desta forma conseguiremos passar a você naturalmente o projeto da INOVAMATE.

Você sabia que a erva-mate Ilex paraguariensis St. Hill é uma planta nativa da Mata Atlântica e existe de forma natural apenas no sul da América do Sul? Exatamente. A ocorrência da erva-mate restringe-se a uma área do Estado do Mato Grosso do Sul, Paraná (principalmente no Vale do Rio Iguaçú), Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Alto Vale do Taquari com 60% da produção do Estado, Vale do Rio Pardo, Alto Uruguai, Região de Palmeiras das Missões e Região de Machadinho), todos estes em território brasileiro. É encontrada também no sudeste do Paraguai e norte da Argentina.

Historicamente, podemos dizer que a erva-mate nos foi apresentada pelos índios Guaranis e, mais que nos ensinar a degustar uma bebida, nos presentearam com um ritual de união, juntando os amigos para compartilhar um delicioso mate. Como num encantamento, a bebida conhecida por estes índios como caá-y, água de erva, conquistou outros paladares: imigrantes de origens diversas, em contato com essa nova forma de acolher, revitalizar e aquecer os corações, se renderam ao gosto amargo da bebida que se tornaria o símbolo de um Estado da Federação Brasileira: o Rio Grande do Sul.

É importante ressaltar que, no passado, vários naturalistas foram de grande relevância na pesquisa da erva-mate, e exemplares desta planta foram estudados pelo Instituto Pasteur, na França.

Segundo estudos sobre caracterização química da erva-mate realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil, das 68 plantas do gênero Ilex, a espécie Ilex paraguariensis St. Hill tem suas folhas usadas tanto para o chimarrão e tererê quanto para chá mate. Além das bebidas tradicionais, a erva-mate também está sendo utilizada recentemente na gastronomia e em preparações farmacêuticas, sendo registras no Ministério da Saúde 14 preparações derivadas da Ilex paraguariensis, sendo recomendadas como estimulante, anti-inflamatório, antirreumático, tônico e diurético.

Aqueles mesmos estudos apontam que no óleo volátil da erva-mate há uma quantidade de 196 compostos químicos, incluindo: fenóis, aldeídos, ácidos terpênicos, terpenos, entre outros. A lista é grande, por isso a Ilex paraguariensis é também conhecida como “árvore da vida”. Consequentemente, vem despertando o interesse da ciência, sendo o seu uso ligado diretamente à saúde e bem-estar.


HISTÓRIA


INOVAMATE é uma empresa familiar, criada e gerida por um membro da terceira geração de mateicultores da família Roman. No entanto, podemos dizer que, extraoficialmente, a empresa começou há quase 80 anos atrás.

Por volta do ano de 1900, o Brasil recebeu um grande número de imigrantes de origem italiana. Muitas famílias instalaram-se em São Paulo, nas fazendas de café, e outra parte chegou ao Rio Grande do Sul, principalmente num lugar denominado Serra Gaúcha, onde encontraram clima e topografia favorável para o desenvolvimento da vitivinicultura. Entretanto, nem todos puderam ficar nesta localidade migrando, então, para um outro local: o Vale do Taquari.

O Vale do Taquari, em especial a parte alta do vale, recebeu inúmeras famílias de imigrantes italianos que se depararam com uma cultura pouco conhecida, a erva-mate. Essa tinha como origem os preceitos elaborados pela cultura indígena e foi tranquilamente assimilada pelos novos colonizadores da região, fazendo parte do dia-a-dia das famílias que ali se instalaram. A colheita de folhas e ramos da planta era realizada pelos agricultores familiares e encaminhada aos carijós e barbaquás, que de forma artesanal, faziam o beneficiamento da erva-mate através do sapeco, secagem, cancheamento ou cancheação e moagem. Mesmo havendo a modernização de equipamentos, o processo para a maioria das bebidas provenientes da planta continua seguindo as etapas mencionadas.

Eis que surgem a partir daí inúmeros empreendimentos, sendo um deles o barbaquá da família Roman.

Depois da matéria-prima beneficiada, as famílias que possuíam carijós ou barbaquás comercializavam a produção no comércio local ou a trocavam por outros produtos, numa forma de escambo.

O crescimento do consumo do chimarrão e a visão de que seria preciso um manejo adequado da planta para prover de matéria-prima as futuras gerações fez com que um dos membros da família Roman, Sr. Artur, iniciasse há 60 anos atrás, de forma inédita na cidade de Ilópolis, o desenvolvimento das mudas de erva-mate e seu plantio na natureza, criando técnicas próprias para o sucesso da ação. Hoje, Ilópolis é um dos maiores produtores de erva-mate, tendo a maior área plantada do Estado, um total de 7.300 ha, além de possuir uma grande área de erval nativo.


Penso que você deve estar se perguntando: mas onde entra a INOVAMATE nesta história toda?


INOVAMATE, empresa participante do sistema de incubação externa da Universidade de Passo Fundo, criada por Clovis Roberto Roman, da família Roman mencionada anteriormente, e Ariana Helena de Oliveira Maia, em maio de 2016, está finalizando um de seus projetos: a formulação de uma bebida não alcoólica de erva-mate, utilizando-se da pesquisa e tecnologia, unindo natureza e ciência e indo além do que é oferecido atualmente no mercado, tendo em vista as amplas possibilidades de aproveitamento desta planta.

INOVAMATE está em Ilópolis pela proximidade e pelos agentes climáticos que conferem a qualidade da matéria-prima, pelo desenvolvimento econômico do município e pelo vínculo com a comunidade, ciente de que a produção de erva-mate é uma das atividades não-madeireiras que compõe o mercado agroflorestal brasileiro. A empresa foi criada com o propósito de buscar a excelência na fabricação de produtos com erva-mate num local onde o cultivo da planta é realizado há anos, na sua grande maioria, por famílias de pequenos produtores rurais.

Aliar a pesquisa e novas tecnologias no trabalho que já vem sendo realizado, visando criar opções de produtos para o consumo de erva-mate tanto para o mercado interno quanto para o externo, é um dos objetivos da INOVAMATE, que preza pela sustentabilidade socioeconômica e ambiental desta cadeia produtiva hoje e sempre em Ilópolis e região.