Apesar de, popularmente, a infusão da Ilex paraguariensis ser denominada de Chá Mate, no tocante ao seu aspecto formal e técnico, a referida bebida obtida não é considerada como sendo um chá e sim uma infusão ou tisana, mas popularmente todos dirão que uma bebida elaborada a partir de folhas e talos colocadas numa xícara será um chá!
De sabor agradável e com inúmeros benefícios à saúde, o Chá Mate Verde feito a partir da infusão da Ilex paraguariensis, possui muitos componentes bioativos, como os ácidos fenólicos, que possuem propriedades antioxidantes.
Dentre os ácidos presentes na planta do mate, chamamos a atenção para o ácido clorogênico, responsável pela inibição a atividade da glicose-6-fosfatase hepática, e reduz a oxidação do LDL e do colesterol ruim, além de atuar diretamente no metabolismo da glicose. Os antioxidantes têm como função principal proteger as células sadias do organismo de doenças em que os radicais livres estão implicados.
Nas folhas do mate, podemos encontrar também as metilxantinas (cafeína e teobromina), que possuem propriedades estimulantes do sistema nervoso central e das atividades musculares, renais e cardíacas, já que possuem a característica de acelerar o metabolismo, induzindo os mecanismos de termogênese, saciedade e oxidação de gorduras, aumentando com isso, o consumo de oxigênio pelos tecidos.
As saponinas se caracterizam por serem altamente hidrossolúveis e são componentes responsáveis pela formação de espuma e pelo sabor característico das folhas de mate, onde também se pode encontrar uma quantidade significativa de saponinas triterpenoides, contendo ácido ursólico ou oleanólico, sendo as saponinas responsáveis pelos efeitos anti-inflamatório, antifúngico, antimicrobiano, citotóxico, antitumoral, antiviral disponíveis nas folhas do mate.
Além desses compostos, as folhas do mate possuem também, elementos inorgânicos, como potássio, zinco, ferro, magnésio, cálcio, cobre e cromo que podem ser identificados na infusão da referida planta, sendo o manganês o mais abundante dos minerais. As vitaminas A, C, E, vitaminas do complexo B e alguns aminoácidos também são encontrados em pequenas quantidades nas folhas da Ilex paraguariensis, podendo variar de acordo com a espécie da planta, idade das folhas, clima e solo.